Pesquise no blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Artesanato com MDF é sustentável?


O MDF é um material largamente utilizado em trabalhos artesanais, em caixas, placas, utensílios de cozinha, peças decorativas, kits para bebês etc. Mas a pergunta é: este material é sustentável?


Maleta de pintura, em MDF com aproveitamento de papel
de presente e pintura à mão.
Como quase tudo relacionado a questões de sustentabilidade, pela sua inerente  complexidade, a resposta é “depende”. O MDF, ou “Madeira do Futuro”, é um material industrializado, processado a partir de fibras de celulose de madeira de reflorestamento. Se pensarmos em relação à madeira, podemos compreender que ao menos não estamos desmatando florestas nativas para obter o material. Porém, o chamado “reflorestamento” normalmente resume-se a imensas plantações de eucalipto com pouquíssima preocupação ambiental e sérios impactos.

Mas não devemos condenar este material, visto que existem empresas sérias que fazem “reflorestamento” em bases sustentáveis e também devido à versatilidade e durabilidade do material, evitando a utilização de outras matérias primas cuja extração gera muito mais impacto, como madeiras nativas, plástico e metais.

Compreendendo que a sustentabilidade não envolve apenas aspectos ambientais, mas a conjunção dos mesmos com aspectos sociais, econômicos e culturais, podemos identificar alguns cuidados para ampliar a “sustentabilidade” do seu MDF:

  • ·         Procure conhecer o fornecedor do MDF e opte por aqueles que atuem em bases sustentáveis e promovam o reflorestamento de matas nativas com projetos de compensação;
  • ·         Busque as fábricas (que transformam as placas em peças artesanais) que estejam próximas a você, dando preferência a pequenas empresas e cooperativas, incentivando economias locais vivas;
  • ·         Se possível compre os produtos de cooperativas ou grupos vulneráveis. Existem grupos de ex-dependentes químicos ou ex-presidiários que se organizam para produzir estes materiais e gerar renda e possibilidade de reinserção social;
  • ·         Caso não existam grupos com estas características em sua cidade, que tal unir-se com instituições que desenvolvem projetos socioambientais e iniciar um? Você poderá ajudar uma comunidade carente e ainda produzir peças exclusivas.
  • ·         Procure reutilizar material sempre. Existem empresas que vendem MDF de “refugo” com pequenos defeitos e quebras, que podem ser aproveitados e gerar grandes “efeitos” com pequeno custo.
  • ·         O MDF é uma excelente base para utilização e outros materiais que antes iriam para o lixo, como papéis de revista, filtros de café, plástico e metal, além de compor e valorizar peças e kits produzidos com materiais recicláveis.
  • ·         Reutilize o MDF de móveis velhos que iriam para o lixo, muitas vezes basta uma boa lixa e criatividade. Além do MDF podemos usar compensados, aglomerados e placas tipo “eucatex”.
  • ·         Utilize o MDF para produção de peças em grupos, associações e cooperativas, oferecendo oficinas para ampliação de técnicas e geração de emprego e renda.
  • ·         Produzir peças educativas e duráveis, incluindo aspectos pedagógicos e culturais, agregando valor ao seu produto final.

Como foi dito anteriormente tudo “depende”. Talvez o caminho para utilizar o MDF de forma sustentável seja mais longo e mais difícil, mas o futuro do planeta e do local onde você vive agradece. E você faz sua arte sem culpa ou críticas.

Alguma outra ideia para utilizar o MDF de forma sustentável?

banco com retalhos de MDF

MDF em tampas de latinhas

Arte com MDF e retalhos de tecido

Caixa feita em retalhos de MDF

Mosaico ecológico sobre base de MDF

Com filtros de café usados

MDF como moldura para rolhas

7 comentários:

  1. Muito muito lindo e útil!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, excelente abordagem do assunto!

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos! Esperamos sempre sair do "lugar comum" e trazer a tona a complexidade da sustentabilidade na arte. Continue nos visitando!

    ResponderExcluir
  4. Olá,achamos o seu Blog muito interessante e gostaríamos de propor-lhe uma parceria.
    Somos uma empresa que produz e comercializa produtos sustentáveis como Fraldas Ecológicas e (em breve) Sabonetes naturais.
    Poderia nos informar seu e-mail ou outra forma de contato, para poder apresentar-lhe a nossa proposta e ver se está interessada?
    Contato: sac@biolinum.com.br

    ResponderExcluir